ESPECIALIDADES
Conheça nossas especialidades médicas e psicoterápicas
Psiquiatria Integrativa: um novo olhar do sofrimento psíquico
Baseada na proposta da Medicina Integrativa (MI), a Psiquiatria Integrativa (PI) integra a medicina ocidental oficial aos conhecimentos da psicologia, sociologia, antropologia e da medicina oriental; associa ainda as referências filosóficas da sabedoria antiga e das ciências emergentes. No contexto da PI, entendemos ciências emergentes, como as disciplinas que apresentam como marco central a sintonia com o paradigma quântico.
O psiquiatra de base integrativa, utiliza os conhecimentos atuais da psicofarmacologia e compreende os problemas psíquicos, como oriundos de disfunções de um ou mais diferenciados níveis da essência humana.
Nos transtornos depressivos, por exemplo, é necessário identificar na anamnese do paciente qual ou quais desses níveis estão disfuncionais para que se proponham abordagens terapêuticas correspondentes às necessidades específicas. Lembrando sempre que as terapias são sempre complementares e integradas, cada uma poderá potencializar as demais na caminhada de superação e cura do paciente.
Então, uma pessoa com sofrimento psíquico pode, por exemplo, ser encaminhada para um tratamento farmacológico associado à psicoterapia, exercícios aeróbicos, modulação hormonal e mudança de hábitos de vida. Outras poderão necessitar de constelação familiar, exercícios de liberação dos traumas e da ansiedade (TRE) ou mesmo abordagens de autoconhecimento.
Cada pessoa vai necessitar de um desenho terapêutico muito particular, visando-se sempre as especificações de seu histórico de vida, antecedentes familiares, doenças associadas, dificuldades relacionais, angústia existencial e falta de sentido de vida. A pessoa é vista no seu conjunto existencial e a relação terapeuta paciente baseada no acolhimento e na compaixão funciona como um dos marcos fundamental para transformação.
Psiquiatria da infância e da adolescência
A psiquiatria da infância e da adolescência é uma especialidade médica. O objetivo do psiquiatra infantil é refletir sobre as necessidades de saúde mental em pacientes entre 0 e 18 anos de idade. A avaliação da criança e do adolescente respeita a fase do desenvolvimento neuropsicológico e social que se encontra o paciente. A proposta é trabalhar em uma equipe multiprofissional para avaliar a criança nos seus contextos fisiológicos, emocionais e cognitivos.
Cuidadosamente, o psiquiatra tem o papel de analisar se esse desenvolvimento está ocorrendo como o esperado, ou se há algum indício de atraso ou prejuízo que podem significar problemas emocionais e/ou familiares ou se alguma patologia específica da infância, como por exemplo, o autismo ou o transtorno opositivo-desafiador. Além disso, o profissional examina sintomas, que podem estimar presença de sintomas relativos à depressão ou ansiedade, e que se manifestam de maneira diferente em cada faixa etária, como por exemplo, com alterações de comportamento ou piora no rendimento escolar no adolescente.
Como a criança e o adolescente estão inseridos em contextos diversos, essa especialidade exige participação dos ambientes familiar, escolar e social. Além disso, faz-se necessário um trabalho interdisciplinar para maior efetividade do projeto terapêutico.
Os objetivos desse atendimento são fornecer diagnóstico precoce quando houver, elaborar terapêuticas específicas e individualizadas, fornecer ferramentas visando qualidade de vida e um desenvolvimento pleno de possibilidades para a criança e adolescente, e consequentemente, para os adultos que o acompanham.
Terapia Corporal DEP
A Terapia Corporal DEP (Desenvolvimento e Educação Permanentes) é um método terapêutico corporal de harmonização e autoconhecimento, ligado à Psicologia Transpessoal, que ajuda o cliente a buscar a atenção plena às suas necessidades e atividades do presente, através da intenção focada, de exercícios de aterramento, de consciência corporal, técnicas meditativas, musicalização e respiração consciente. Propõe a busca “Ser interior”, saindo do “Estar” para se conectar à sua própria essência, e às suas várias dimensões existenciais e, ao mesmo tempo, harmonizar a dinâmica da vida em sua totalidade.
TCC com Foco em Resiliência e Mindfulness
Com a abordagem TCC – terapia cognitiva comportamental – é possível desenvolver um conjunto de estratégias terapêuticas específicas para necessidades psicoemocionais pontuais. Esse contexto permite trabalhar em psicoterapia, as demandas existenciais, como também pontos específicos que comprometam o cotidiano do paciente e/ou impactando suas relações sociais, familiares, românticas e profissionais. Através da observação (e em alguns casos da mensuração objetiva) dos pilares da resiliência, o processo psicoterápico é beneficiado, pois se revelam dificuldades importantes que podem ser fortalecidas.
No trabalho terapêutico são priorizados os seguintes aspectos: autoeficácia, autoestima, empatia, sociabilidade, bom humor, valores positivos, possibilidade de mudança, orientação positiva para o futuro, espiritualidade e outros pilares da resiliência, impactando positivamente a diferentes dimensões da vida. O paciente sente o seu desenvolvimento através das melhoras no cotidiano, com redução dos sintomas de ansiedade, depressão, dificuldade relacional e social, rigidez nas relações, sejam elas pessoais ou profissionais, sentimento de falta de sentido na vida. Nessa abordagem são utilizadas práticas de mindfulness com a finalidade de potencializar as vias neurais que influenciam diretamente no emocional e comportamental.
Constelação Familiar
A Constelação Familiar é uma ferramenta metodológica, da área da Psicoterapia Transpessoal, com a qual o cliente se conscientiza das ordens do amor, se reorganiza dentro da sua família de origem e assim ganha força para assumir sua própria família. Uma vez conhecendo essas ordens, a pessoa pode se expor com serenidade a situações emocionais difíceis e perdas. O Método foi criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, mas tem sido pesquisado e utilizado largamente em inúmeros países. No Brasil, os resultados terapêuticos tem sido surpreendentes abrangendo as áreas da psicologia, saúde, justiça comunitária e educação.
Psicanálise
“Talking cure” ou “limpeza de chaminé” foram os termos utilizados por Anna O. para descrever a Psicanálise nos seus primórdios. As expressões utilizadas pela paciente, cujo caso é considerado precursor da clínica psicanalítica, colaboram para uma descrição sucinta e ainda válida dessa proposta terapêutica: exaurimento de sintomas, através da narrativa de vida, mediante vínculo e escuta analítica que favoreçam retificações subjetivas por parte do paciente.
Para chegarmos a isso, Sigmund Freud, ao longo de sua vasta pesquisa e produção científica, tratou de fundar e desvendar os mecanismos de
funcionamento da dimensão inconsciente que constitui os sujeitos, oferecendo indicações consistentes de possíveis núcleos de sofrimento pretéritos que subjazem ocultos de nós mesmos, condicionando repetições e sofrimentos atuais. Torná-los conscientes, portanto, é tarefa fundamental do psicanalista. A produção pós freudiana corrigiu, negou, reafirmou e acrescentou muito ao seu legado, tanto nos aspecto teórico, quanto no aspecto clínico. Muitos desses novos aportes integram hoje a clínica psicanalítica.
A despeito da simplicidade com que Anna O. formulou: “cura pela fala”; a Psicanálise é uma modalidade terapêutica sem compromisso com a eficiência imediatista, ela é custosa e dificilmente indolor. Exige coragem e comprometimento.
TRE – Tension and Trauma Release Exercises –
Exercícios de liberação da tensão e dos traumas
Técnica inovadora que, através de exercícios físicos terapêuticos conscientes, aciona os mecanismos de autorregulação do sistema nervoso autônomo, liberando os padrões profundos de estresse. O sistema nervoso parassimpático é ativado, proporcionando ao corpo a oportunidade de liberar a energia represada durante o episódio causador do trauma. A liberação ocorre através dos tremores neurogênicos, semelhantes aos que são sentidos em situações de risco que geram medo, raiva ou um grande prazer. Os resultados são imediatos, proporcionando alívio, relaxamento, bem-estar e equilíbrio emocional, integrando a unidade corpo-mente.
Esta abordagem é indicada, principalmente, para pessoas com histórico de ansiedade, estresse pós-traumático, crises de pânico, tensões do cotidiano, fadiga, insônia. Além de ser uma técnica psicoterápica, ela é auto-aplicável, portanto uma ferramenta de auto-cuidado que pode ser vivenciado em grupo ou individualmente. A TRE hoje tem sido largamente utilizada no Brasil e em vários países, tendo sido criada pelo Dr. David Berceli – norte-americano, PhD, terapeuta corporal, assistente social, filósofo, especialista internacional nas áreas de intervenção em trauma e resolução de conflitos. Na Clinica Flor da Manhã utilizamos o TRE nas situações de ansiedade, transtorno de pânico, fobias e transtorno de estresse pós traumático.
Psicoterapia Infantil
A psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. Trata-se de um espaço terapêutico para acolhimento das angústias, medos, inseguranças das crianças e de seus pais ou responsáveis, com o intuito de promover uma infância saudável e feliz. Essa abordagem destina-se principalmente a crianças na faixa de três a onze anos de idade e se utiliza de várias técnicas e referências psicoterapêuticas, inclusive a Ludoterapia. Inicialmente, o psicólogo fará uma entrevista com os pais ou responsáveis para colher informações importantes sobre a criança e seu contexto sócio-familiar. Nas consultas subsequentes são propostas alternativas lúdicas, como brincadeiras, desenhos e jogos, de forma a criar um diálogo harmônico com a criança e assim desenvolver o setting terapêutico.
O objetivo da psicoterapia infantil é auxiliar na expressão das emoções da criança, pois através da brincadeira ela pode falar de seus sentimentos, muitas vezes acumulados, de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e, ainda, re-significar e integrar emocionalmente os eventos traumatizantes.
Desta forma, o terapeuta exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de alternativas saudáveis para lidar com eles, ao mesmo tempo em que, orienta os pais nas intervenções do cotidiano e diante de vivências emocionais mais expressivas. Os Atendimentos realizados durante a infância ou adolescência são fundamentais para garantir uma vida equilibrada, eliminando ou amenizando as pressões do cotidiano e dificuldades emocionais, o que resulta em adultos mais seguros e satisfeitos.
Psicopedagogia
Psicopedagogia é a ciência que estuda o processo da aprendizagem humana, sendo o seu objeto de atuação o ser em desenvolvimento e construção do conhecimento e suas dificuldades; apresenta um caráter eminentemente terapêutico e preventivo. Terapeuticamente, a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar e intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento. A psicopedagogia clínica tem como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem, utilizando-se do desenvolvimento da resiliência e dos sentimentos positivos, como a autoestima saudável, segurança pessoal, compaixão e empatia. Estimula a criança ou o adolescente a perceber suas potencialidades, ajudando, desta forma, na superação dos processos internos de apreensão, contato com a realidade, envolvendo aspectos: cognitivos, afetivo-emocionais e de conteúdos acadêmicos. O atendimento é individual ou em grupo, visando a criação de vínculo entre aluno, psicopedagogo e os participantes, quando o processo for grupal. Durante os encontros são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de aprendizagem e as várias estratégias para superação das dificuldades. A criança e o adolescente, muitas vezes, não conseguem falar sobre seus problemas, por isso a utilização de desenhos, jogos, brinquedos, arteterapia, musicoterapia poderá revelar as dificuldades e suas causas. Através dessas linguagens se processa o crescimento pessoal, a maturidade, a noção de limites, o respeito ao outro, a melhora da atenção, concentração e do raciocínio. O psicopedagogo irá ajudá-los na identificação de estratégia de estudo, para que ocorra a aprendizagem adequada às necessidades, agilizando, assim, seu crescimento pessoal e acadêmico.
ESPECIALISTAS


Henriqueta Camarotti (Diretora)
PSIQUIATRA | CRM DF: 3816
- Médica Neurologista e Psiquiatra
- Mestre em Psicologia
- Gestalterapeuta com foco em grupoterapia e estudos na aréa de trauma
- Terapeuta Comunitária
- Escritora

Maria Íris Guimarães (Coordenadora de Equipe)
PSICÓLOGA | CRP/DF 01/3715
Especialista em Psicologia Clínica
- Formação em Análise e Síntese Transacional
- Facilitadora de T.R.E (Tension and Trauma Releasing Exercises) – Superação de tensões, estresse e trauma
Terapeuta Comunitária

Angélle Jácomo
FISIATRA E TRATAMENTO DA DOR | CRM/ DF 19541/ RQE 12.287/ RQE 16.287
Fisiatra e especialista em dor
Membro titular da SBED (Sociedade Brasileira do Estudo da Dor)
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