Atualmente o termo resiliência é muito utilizado em todas as áreas, na vida pessoal, organizacional, econômica, engenharia, enfim… Mas, quero refletir com você sobre um ponto muito importante desse conceito.
Falar sobre resiliência é pensar em dificuldade, pois não existe capacidade resiliente sem que haja adversidade. Então, trauma, crise, tragédia, decepção, frustração, sensação de estar perdido, são situações que possibilitam alguém experimentar a resiliência, ou seja, perceber que pode avançar apesar da adversidade. E agora chega o ponto sobre o qual quero discutir: é preciso saber ou descobrir qual a direção você quer pegar frente às suas dificuldades.
Sim! É preciso sofrer e viver o sofrimento, pois enfrentar faz parte da possibilidade de superar e avançar. Mas escolher o desenvolvimento pessoal mesmo vivendo alguma dificuldade, é condição para a resiliência acontecer.
Percebo que quando falo sobre as crises, isso é compreendido como se essas fossem somenteos grandes e inusitados acontecimentos ruins da nossa vida. Quero te dizer que nos pequenos desafios do cotidiano também existe comportamento resiliente e é com eles que aprendemos a enfrentar, a avançar nos grandes desafios. Olhar de frente as dificuldades vai ajudar a traçar novas direções e ajudar a solucionar os problemas.
Venha aprender sobre enfrentamento e resiliência nos pequenos e grandes desafios da vida dando direção na sua caminhada!
Elisa Leão, doutora em psicologia, Clínica Flor da manhã, “Programa de Desenvolvimento de Resiliência”