A psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. Trata-se de um espaço terapêutico para acolhimento das angústias, medos, inseguranças das crianças e de seus pais ou responsáveis, com o intuito de promover uma infância saudável e feliz. Essa abordagem destina-se principalmente a crianças na faixa de três a onze anos de idade e se utiliza de várias técnicas e referências psicoterapêuticas, inclusive a Ludoterapia.

Inicialmente, o psicólogo fará uma entrevista com os pais ou responsáveis para colher informações importantes sobre a criança e seu contexto sócio-familiar. Nas consultas subsequentes são propostas alternativas lúdicas, como brincadeiras, desenhos e jogos, de forma a criar um diálogo harmônico com a criança e assim desenvolver o setting terapêutico.
O objetivo da psicoterapia infantil é auxiliar na expressão das emoções da criança, pois através da brincadeira ela pode falar de seus sentimentos, muitas vezes acumulados, de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e, ainda, re-significar e integrar emocionalmente os eventos traumatizantes.
Desta forma, o terapeuta exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de alternativas saudáveis para lidar com eles, ao mesmo tempo em que, orienta os pais nas intervenções  do cotidiano e diante de vivências emocionais mais expressivas.
Os atendimentos realizados durante a infância ou adolescência são fundamentais para garantir uma vida equilibrada, eliminando ou amenizando as pressões do cotidiano e dificuldades emocionais, o que resulta em adultos mais seguros e satisfeitos.