Psicopedagogia é a ciência que estuda o processo da aprendizagem humana, sendo o seu objeto de atuação o ser em desenvolvimento e construção do conhecimento e suas dificuldades; apresenta um caráter eminentemente terapêutico e preventivo. Terapeuticamente, a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar e intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

A psicopedagogia clínica tem como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem, utilizando-se do desenvolvimento da resiliência e dos sentimentos positivos, como a autoestima saudável, segurança pessoal, compaixão e empatia. Estimula a criança ou o adolescente a perceber suas potencialidades, ajudando, desta forma, na superação dos processos internos de apreensão, contato com a realidade, envolvendo aspectos: cognitivos, afetivo-emocionais e de conteúdos acadêmicos. O atendimento é individual ou em grupo, visando a criação de vínculo entre aluno, psicopedagogo e os participantes, quando o processo for grupal. Durante os encontros são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de aprendizagem e as várias estratégias para superação das dificuldades.
A criança e o adolescente, muitas vezes, não conseguem falar sobre seus problemas, por isso a utilização de desenhos, jogos, brinquedos, arteterapia, musicoterapia poderá revelar as dificuldades e suas causas. Através dessas linguagens se processa o crescimento pessoal, a maturidade, a noção de limites, o respeito ao outro, a melhora da atenção, concentração e do raciocínio. O psicopedagogo irá ajudá-los na identificação de estratégia de estudo, para que ocorra a aprendizagem adequada às necessidades, agilizando, assim, seu crescimento pessoal e acadêmico.