Programa Mindfulness de Redução do Estresse (MBSR), criado pelo Dr Jon Kabat Zinn, tem sido objeto de pesquisas e esses relatos tem demonstrado melhora da qualidade de vida para pacientes com câncer, dor crônica, psoríase, problemas cardíacos, AIDS, pressão alta, infertilidade, dor de cabeça, estresse, problemas gástricos, insônia, medo, pânico e depressão.
Hoje sabemos que pessoas com práticas regulares de mindfulness apresentam: maior grau de felicidade e redução dos distúrbios de humor e suas variações; mais agilidade mental, maior vigor e melhoria da memória; melhoria nos relacionamentos e mais gratidão.
Os estudos demonstram ainda melhor capacidade de lidar com dores crônicas, ajuda na superação das dependências ao álcool e outras drogas, potencialização do sistema imunológico, redução da hipertensão arterial, depressão e do estresse crônico.
Com esses bons resultados os estudiosos afirmam que o Mindfulness demonstra poder terapêutico curativo para a saúde mental, pois com a meditação diária promove-se a neuroplasticidade do seu cérebro, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de criar novas redes neurais que promoverão novos insigths e consequentemente novos padrões comportamentais. Oportunizar a redução do nivel de ansiedade significa viver de forma mais leve, despreocupada e confiante.
Teresa Freire, psicóloga, Clinica Flor da Manhã