Ao longo da vida, é comum que o ser humano experimente algum grau de falta de atenção, inquietação ou impulsividade, de forma transitória e leve. Em crianças escolares, é uma pretensão inalcançável esperar que todas tenham o mesmo comportamento, pois cada uma delas já é um indivíduo dotado de personalidade única.

Quando há combinação de sintomas como agitação extrema, desatenção e hospitalharrywilliams.org dificuldade em prever riscos a ponto de prejudicar a rotina e rendimento da criança, deve-se buscar uma avaliação psicológica e/ou psiquiátrica para identificar se há algum transtorno psíquico envolvido. Uma das possibilidades diagnósticas seria o “transtorno de déficit de atenção e hiperatividade” (TDAH). O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. Ele se manifesta por desatenção, inquietude e impulsividade, com características como: dificuldade em iniciar, manter e completar tarefas; prejuízo em planejar e executar ações por completo, agitação e inquietação extrema, constante e sem objetivo, incapacidade em prever possíveis consequências negativas de suas ações. Para considerar o diagnóstico de TDAH, esses sintomas ou a combinação deles deve aparecer em mais de um ambiente.

Nos últimos anos, tem ocorrido um hiper diagnóstico de TDAH. Isso pode ser muito danoso a criança, pois recebe tratamentos desnecessários e sua curiosidade é transformada em patologia. Nem toda criança inquieta tem TDAH.

Uma vez diagnosticado TDAH, deve-se ter uma abordagem multiprofissional, incluindo aspectos psicológicos individuais e familiares, investir em atividades criativas e que a criança se identifique, e outros manejos como: terapia comportamental, psicopedagogia e tratamento farmacológico, quando bem indicado. É essencial que os pais e professores conheçam bem a criança e consigam acompanhar a evolução dela durante essas intervenções. Além disso, participarem com ela de atividades de interesse que a motivem de maneira mais contínua.