Falamos muito sobre TOC na vida cotidiana, mas nem todos tem clareza do conceito.

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) caracteriza-se por pensamentos obsessivos e compulsivos, no qual o indivíduo manifesta comportamentos considerados estranhos, por si próprio ou pela sociedade. A pessoa com TOC pode apresentar ideias exageradas e irracionais sobre a saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou rituais que podem ser de difícil controle.

O termo obsessão pode ser definido como ideias, imagens ou pensamentos que invadem a mente do indivíduo, independentemente da sua vontade. Compulsão é um comportamento consciente e repetitivo, como checar alguma coisa repetidas vezes, para se assegurar que está fechado ou em ordem.

Citamos alguns exemplos: medo de micróbios, de contaminação de doenças, necessidade de organizar simetricamente os objetos, conferir portas e fogões. Tais comportamentos podem interferir na vida diária, dificultando a vida social e até laboral.

O TOC demanda um tratamento adequado e constante, tanto medicamentoso como psicoterápico. Com um acompanhamento multidisciplinar a pessoa pode viver uma vida mais leve e livre dos pensamentos invasivos e das compulsões.


Teresa Freire, psicóloga, Clinica Flor da Manhã⠀