Quando falamos em anorexia nervosa (AN) devemos nos remeter ao transtorno mental que envolve, sobretudo, o desejo de emagrecer bem abaixo dos limites considerados saudáveis. Ela é caracterizada por um comportamento de restringir a ingestão de alimentos de maneira significativa, um medo intenso de ganhar peso, buscando a magreza incessantemente e prejuízo da saúde física decorrentes da inanição auto-induzida.
A AN é mais comum em mulheres jovens, na faixa de 14 a 18 anos, ainda que possa ocorrer em homens e em qualquer momento da vida das pessoas.
Mesmo que sua origem não seja totalmente conhecida, sabe-se que fatores biológicos, psicológicos e sociais estão intimamente relacionados ao desenvolvimento da doença, além de interferir na sua perpetuação.
Os sinais de alerta podem ser muito sutis, mas devemos ficar de olho, pois pessoas com o transtorno tendem a mascará-lo e evitam buscar ajuda por conta própria, por vezes não entendendo o problema que estão passando.
Sabemos que, com o baixo peso e o medo intenso de engordar associados à inanição auto induzida, ajudar estas pessoas a reestabelecerem sua saúde adequadamente pode ser um grande desafio. Neste sentido, será de suma importância um acompanhamento multidisciplinar, com psiquiatra, clínico médico, psicoterapeuta e nutricionista. Além disto, é necessário que também haja uma abordagem familiar e social, para auxiliar todos os envolvidos a compreenderem a situação da anorexia nervosa e motivarem o tratamento, aumentando assim sua eficiência.
Equipe de Saúde Mental da Clínica Flor da Manha