O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser definido como um transtorno de ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais, em função de a pessoa ter sofrido algo ou presenciado algum evento catastrófico.

Em geral, ao se recordar do fato a pessoa revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e comportamentais.

Nem todas as pessoas que vivenciam traumas apresentam TEPT, depende da vulnerabilidade pessoal e da intensidade e qualidade do trauma.

O TEPT pode apresentar sintomas específicos como pesadelos, flashbacks, distúrbios do sono, síndrome do pânico e evitação do estímulo que provoca os sintomas físicos, dentre outros. Por exemplo, se você sofreu bullying em algum momento da vida poderá apresentar mal estar ou sensações ruins quando em um ambiente com muitas pessoas. Certamente você evitará sair de casa ou manter um convívio social. E poderá até justificar pra você mesmo: Eu nem gosto mesmo de sair e me divertir, prefiro ficar assistindo minhas séries em casa.

Se você já vivenciou algo traumático e se identifica com alguns dos sintomas citados, sugiro que você procure um profissional da saúde mental para avaliar se você está sofrendo das consequências do trauma através de vários sintomas até mesmo um transtorno de estresse pós-traumático.


Teresa Freire, psicóloga, Clinica Flor da Manhã