Cada vez mais os transtornos de ansiedade, em suas diversas manifestações, estão atingindo mais pessoas, seja por questões econômico-sociais, neurológicas, familiar, ou em consequência de eventos traumáticos, como acidentes ou assaltos.

Todo ser humano apresenta a sensação de ansiedade, todavia a intensidade e a constância excessiva pode representar um transtorno psíquico, interferindo assim na sua qualidade de vida.

Se a ansiedade impede uma pessoa de vivenciar momentos da vida como sentir prazer, viajar, conviver com a família ou trabalhar com certa tranquilidade, mesmo que sobre alguma pressão, ela pode estar sofrendo de um transtorno de ansiedade.

A ansiedade como patologia pode se manifestar nos diagnósticos de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós traumático síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e diferentes tipos de fobias.

Assim como as causas são diversas, o tratamento também inclui diferentes abordagens, inúmeras intervenções, como por exemplo: modificar a alimentação, o sono, introduzir medicamentos específicos, praticar meditação e exercícios físicos, iniciar uma psicoterapia e até coisas simples como organização do tempo e do espaço.

Eu acredito que com dedicação ao tratamento e boa vontade os transtornos de ansiedade podem ser controlados.

Teresa Freire, psicóloga, Clinica Flor da Manhã

Foto: Chloe Bennett