A hipnoterapia pode ser utilizada para o tratamento de distúrbios psicológicos como a ansiedade, depressão, estresse, fobia, compulsão, timidez, dor crônica, baixa autoestima, entre outros.
Os estudiosos observam que essa metodologia ajuda no controle da ansiedade de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia e transtorno do humor.
Em uma equipe multiprofissional, a hipnose pode ser utilizada no treinamento de esportes de alto rendimento, ajudando os atletas na superação de crenças autolimitantes. Quando associada, permite o treinamento e harmonização da relação corpo-mente e alivia as rotinas desgastantes das competições.
Dentro de um contexto psicoterápico existe uma infinidade de técnicas que o psicoterapeuta pode utilizar para realizar um tratamento individualizado. A prática mostra que o processo será mais efetivo quando é feito sob medida para o cliente.
A hipnose é uma possibilidade terapêutica bastante conhecida e aplicada no mundo inteiro, ela faz um levantamento minucioso de todo o contexto de vida da pessoa e em seguida utiliza o seu repertório de memórias positivas e transformadoras para o enfrentamento dos sintomas e modelagem do comportamento.
O sucesso na utilização da técnica depende muito da adesão do paciente. A disponibilidade em conhecer a hipnoterapia pode representar um benefício importante no caminho da superação das dificuldades psíquicas. Com a continuidade do tratamento, a pessoa pode aprender várias práticas que poderão ser exercitadas no seu dia a dia, ajudando assim no enfrentamento dos desafios.
Saniday de Oliveira Azevêdo
Psicóloga – Hipnoterapeuta
Foto: Oprisco